Skip to content Skip to footer

Tico-tico: como é bom tê-lo por perto!

Este é um passarinho verdadeiramente adorável!
Apesar de ser muito territorialista (ele escolhe um espaço na terra e no ar para chamar de seu) e, por causa disso, encarar brigas feias com qualquer um, para defendê-lo (até com ele mesmo, quando se vê no espelho (isso é verdade, não é mentira, não!)), ao mesmo tempo, o tico-tico é um passarinho tão mansinho, que não teme nem mesmo aos humanos.
A sua despreocupação quanto aos possíveis perigos ou predadores escondidos o coloca, muitas vezes, em situações arriscadas! Exemplos? O tico-tico pode fazer o seu ninho num vaso, no chão da entrada de uma casa bem movimentada. (Já imaginou a facilidade para os predadores fazerem dele o seu almoço?)
O tico-tico também passa bastante tempo ciscando no chão, distraído, revolvendo a terra à procura de bichinhos e… coitadinho! Pode virar um bom petisco para gatos caçadores.
Mas, apesar disso, podemos ver um lado bom em toda essa despreocupação: o tico-tico é capaz de conviver pacificamente conosco, os humanos, que, normalmente, são temidos pela maioria dos pássaros. Eles podem alimentar-se dentro de nossas casas, comendo sementes que oferecemos em comedouros deixados especialmente para eles. Isso é legal, né?
Acho que painço e alpiste são as preferidas. Experimente colocá-las em um potinho. Deixe-o em sua janela e… encante-se com as visitas!
Boa sorte!

Ir ao Topo