Skip to content Skip to footer

Andorinha, que alegria! Você escolheu viver pertinho de mim!

As andorinhas são passarinhos tão lindos! E, apesar de pequeninas, elas são capazes de voar longas distâncias, em um único dia. As chamadas andorinhas migratórias (aquelas que vão para terras mais quentes quando o inverno chega em suas moradas originais) possuem asas desenhadas para lhes dar velocidade e precisão no voo, e o seu senso de direção pode fazer inveja ao melhor dos navegadores humanos!
As andorinhas que fazem os seus ninhos nas cidades, também possuem asas aerodinâmicas, digamos assim. E sabem voar com maestria e rapidez, a ponto de caçarem as suas refeições em pleno voo, com facilidade. Elas adoram insetos, e são capazes de devorar centenas, em um único dia!
As andorinhas formam um casalzinho para a vida toda, ou seja, são aves monogâmicas. Por isso, apesar de serem bem sociais e estarem sempre junto de sua turma, as andorinhas andam em par: um casal inseparável e amoroso, que cuida de seus filhotes até bem depois de estarem emplumados e de poderem voar por aí, sozinhos.
E sobre os seus ninhos: as andorinhas costumam aproveitar cantinhos nos telhados de nossas casas, buraquinhos nos muros, ninhos abandonados de outros pássaros (como os ninhos abandonados dos joão-de-barro) etc., para fazerem os seus ninhos. A andorinha da fotografia desta matéria, por exemplo, aproveitou um cano de drenagem de água em um muro alto (certamente que não estava mais em uso) e fez o seu ninho, junto com a sua companheira de todas as horas.
Elas fazem um trinadinho gostoso de se escutar pela manhã, enquanto estão voando e aquecendo as suas asas nos primeiros raios de sol matinal. Para a sorte e encantamento de todos aqueles que podem apreciar isso, esse presente da Mãe Natureza!
Um abraço!

Ir ao Topo