Existem muitos parentes desta rolinha que fotografamos, quando ela veio descansar nos caibros do salão multifuncional da Casa Shigeo.
Essa rolinha é bem esbranquiçada, tem reflexos cinza-azulados, e, de pertinho, ela é muito bonita e muito delicada. As suas primas (que também nos visitam diariamente) são bem diferentes: umas, são pequeninas e avermelhadas. Outras, bem grandes, possuem penas de um tom rosado. Mas todas cantam de um jeitinho todo delas: inconfundível, aliás. Não são cantoras como os canários e os sabiás-laranjeiras, por exemplo. No entanto, seus arrulhados são muito agradáveis de se escutar, verdade seja dita!
Dizem que elas vivem em pares, formando um casalzinho que vive unido por toda a sua vida, e cuidam dos seus ninhos e filhotes, sempre juntos. Elas podem fazer os seus ninhos nos estrados de telhados, no alto de pilares de concreto e, claro! Nos galhos das árvores mais altas.
As rolinhas alimentam-se de sementinhas, basicamente. Por isso, elas gostam de ciscar no chão, sempre em pares, ou, então, junto com as amigas rolinhas de seu bando.
Se você quiser atraí-las para o seu quintal, ofereça quirera, ou sementes de painço e alpiste. Elas adoram!
Boa sorte!



