O tucanuçu é o maior dentre todos os tucanos da sua família. O seu voo é reconhecível à distância, assim como o seu canto grave e forte. Porém, não há como negar: a sua marca registrada é o seu bico enorme e alaranjado.
Ele é uma ave de hábitos diurnos, e adora pousar nos galhos das árvores bem altas. O tucano da fotografia desta matéria está pousado no galho de um eucalipto, na entrada do meu jardim, lá da cidade de Botucatu.
Ele é majestoso! Porém, por ter um paladar aberto a comer de tudo, às vezes, o tucanuçu pode atacar ninhos de outras aves, infelizmente. Mas… ainda bem! Ele só faz isso quando está verdadeiramente com fome, porque ele prefere frutas, muitas frutas! Ele pode voar por aí, sozinho ou em um bando bem grande, com muitos tucanos.
E, por preferir espaços bem amplos para abrir as suas asas e voar por aí, os tucanos preferem os campos, ao invés de se aventurarem nas cidades. Porém… se essa cidade tiver a sorte de ter parques com árvores frutíferas, eles podem até mesmo viver em uma cidade gigantesca como São Paulo! Eu afirmo isso porque já fotografei um tucano lá no bosque do museu Oscar Americano: lindo demais!
Alguém já viu um bando de tucanos voando juntos? É um espetáculo inesquecível, né?
Um abraço!



