Skip to content Skip to footer

Corujinha buraqueira, uma pequena, porém, muito charmosa ave de rapina!

A corujinha buraqueira não costuma viver em ambientes urbanos. Ela prefere fazer os seus ninhos em ambientes rurais, como nos pastos de sítios, fazendas e chácaras afastadas das cidades barulhentas.
Ela é pequena, se comparada às suas parentes corujas, e, diferentemente da maioria delas, a corujinha buraqueira é uma ave de rapina de hábitos diurnos. Ou seja: a sua vida acontece durante o dia, seja cuidando do seu ninho, seja passeando por aí, caçando o seu alimento preferido: insetos como besouros, gafanhotos e grilos, ou roedores de porte pequeno, como ratos, camundongos e, até alguns filhotes de outras aves.
Ela ganhou esse nome popular porque sabe cavar muito bem, mesmo na terra dura, onde constrói os seus ninhos em buracos que ela mesma cava com as suas patas poderosas. Na cidade de Botucatu, onde há profusão de cupinzeiros (uns ninhos de cupins altos e largos, construídos de terra bem dura pelos cupins), as corujinhas buraqueiras unem o útil ao agradável: elas fazem os seus buracos fundos dentro ou debaixo desses cupinzeiros, e, junto com a moradia, também ganham os lanchinhos em casa, já que se alimentam desses cupins adultos, ou ainda em forma de larvas.
A corujinha buraqueira da fotografia desta matéria estava pousada em um mourão da cerca da casa onde eu morava, numa vila rural, em Botucatu. Que fotogênica, né?

Ir ao Topo