Skip to content Skip to footer

E o girino o que é?

O girino é um futuro sapinho, rãzinha ou perereca.
As fêmeas de sapos, rãs ou pererecas podem colocar os seus ovos redondinhos (muitos!) em qualquer lugar que possua um bom tanto de água parada: uma poça formada pela água da chuva; na concavidade de uma folha de palmeira (se estiver cheia de água); e até em águas acumuladas em pneus velhos. Porém, se elas tiverem oportunidade, vão preferir botar os seus ovos em lugares mais adequados, como as bordas de lagoas, riachos sem muita corredeira, um charco com águas relativamente limpas etc.
Os girinos nascem e vivem dentro da água, como se fossem peixinhos redondos, completamente negros, e com uma calda sempre em movimento. Com o tempo, eles começam a ganhar as patas traseiras e, depois, as patas dianteiras, mas ainda vivem exclusivamente dentro da água. Mais um tempinho e eles perdem completamente as suas caldas (que são reabsorvidas pelo seu corpinho), assumindo (mesmo que ainda bem pequeninos) o formato de seus pais adultos: ou rã, ou sapo, ou perereca.
Nesse período, eles começam a fazer as suas primeiras experiências fora da água, pois já descobriram que conseguem respirar tranquilamente quando estão saltitando sobre a terra: acho que, nesse momento, eles intuíram que não são peixes!
O processo de transformação do girino para o formato adulto de seus pais, assim como no caso da borboleta, também se chama metamorfose. Cada um, de acordo com a sua espécie, vai cumprir um papel muito importante na natureza. Ainda bebês, como girinos, eles já ajudavam a controlar as pragas e os insetos nocivos aos seres humanos, alimentando-se das larvas de pernilongos. Porém, como adultos, a função deles se amplifica muitíssimo, já que um único sapo adulto pode devorar muitas moscas, mosquitos, pernilongos, e até filhotes de pequenos roedores como os camundongos. Aliás, quem vê um sapo adulto gorducho saltitando com dificuldade com as suas patas curtas, não imagina o quanto ele, na verdade, é capaz de fazer. Um exemplo? Já viu um sapo subindo escadas? Pois é! Ele consegue!
Sentiu vontade de construir um terrário misto (com água, terra, galhos e folhagens) e criar um punhadinho de girinos até chegarem à forma adulta de seus pais? Nós, da Revistinha Insetos e Animais Pequeninos, te incentivamos a fazê-lo.
Um abraço!

Ir ao Topo