Skip to content Skip to footer

Lagartixa, lagartixa: preciso ter medo de você?

A lagartixa é um lagartinho que sabe correr na vertical, pelas paredes e tetos de casas urbanas e rurais. Ela possui uma espécie de ventosa (muitas, na verdade) em todos os dedos de suas quatro patinhas, dessa forma, consegue se agarrar de maneira segura, permitindo que ande por onde quiser atrás de comida, uma namorada, ou, mesmo, escapar de predadores.
Normalmente, a lagartixa tem hábitos noturnos. Ou seja, ela costuma aparecer ao anoitecer, quando as lâmpadas das casas se acendem, e os insetos começam a esvoaçar em volta dela. E por quê? Porque, dessa forma, com os insetos distraídos pela luz, fica simples abocanhar o seu jantar.
A lagartixa tem algumas peculiaridades interessantes. Por exemplo: você sabia que, quando ela está em desvantagem numa briga, ou lutando para escapar de um predador como um gato doméstico, ela é capaz de soltar uma parte de sua calda comprida? E essa parte fica mexendo-se sozinha, pelo tempo suficiente para distrair o predador e… ela conseguir escapulir rapidamente para alguma fresta inacessível.
Outra coisa interessante é a maneira como os seus filhotinhos nascem. As fêmeas botam dois ovinhos redondinhos e brancos, quase sempre em frestas e fendas em lugares altos, como paredes e vigas no telhado. Mas não os “chocam” como fazem os passarinhos. E, quando nascem, as lagartixinhas já aprendem, sozinhas, a buscarem a sua comida aqui e ali, mas, antes, alimentam-se de uma espécie de líquido muito nutritivo que estava dentro dos restos da própria casca do ovo, de onde nasceu. Por causa disso, também é muito simples cuidar desses ovinhos e mantê-los protegidos em um vidro sem tampa, até observar o nascimento dos filhotinhos.
Apesar de as lagartixas não serem venenosas, nem fazerem nenhum mal aos humanos, muitas pessoas têm um certo medo delas. Mas, em culturas de povos antigos, a lagartixa é considerada como um emissário de bons fluídos. Dizem que, se a lagartixa escolheu a sua casa para viver, é porque ela está livre de energias negativas. Além, é claro, de garantir que, todas as noites, uma grande cota de pernilongos, moscas, percevejos, cupins, dentre outros, vá direto para a sua barriguinha insaciável. Legal, né?

Ir ao Topo