Sabe por que esse inseto recebe esse nome popular? Porque, quando ele está pousado, ele costuma ficar imóvel, juntando as duas patinhas dianteiras, dando a impressão de que está rezando.
Na natureza, o louva-deus é um inseto grande em comparação a uma joaninha, a uma abelha ou a uma borboleta, por exemplo. E, como é um comilão inveterado, o louva-deus é um predador espetacular! No mundo dos insetos, quase não existe um comparativo!
Ele é um parceiro relativamente bem-vindo entre agricultores que querem evitar o uso de agrotóxicos, porque ele devora moscas, mosquitos, baratas e pernilongos, por exemplo. No entanto, também se alimenta dos insetos que adoramos e cumprem um papel muito importante na natureza, como as borboletas, as abelhas e as joaninhas que acabamos de citar acima…
Ou seja: apesar de serem considerados como portadores da boa sorte, os louva-deus são assim… raros, elegantes, não causam males diretos aos seres humanos, porém… são uns comilões, que não sabem distinguir quais insetos devem, ou quais não devem se alimentar! Será que dá para ensiná-los a não comerem as nossas abelhinhas, as nossas joaninhas, nem as nossas queridas e lindas borboletas?
Um abraço!



