A garça branca gosta de morar perto de rios, açudes e banhados de água doce, cheios de peixes para pescar. Ela prefere viver no campo, portanto, não é uma ave que comumente escolha o centro de grandes cidades para viver, a não ser que essa cidade tenha, pelo menos, um parque grande, com riachos, tanques, lençóis e fontes de água. E, de preferência, com o seu alimento preferido: peixes!
A garça branca da nossa Revistinha Pássaros no Quintal foi fotografada pescando em um açude, na área rural de Botucatu, cidade com mata de cerrado, no interior de São Paulo. Elegante ao voar, elegante mesmo parada dentro d’água, imóvel, esperando o seu almoço passar perto para abocanhá-lo, ou melhor: bicá-lo, prendê-lo com o seu bico comprido, alaranjado e muito útil, uma ferramenta indispensável quando o assunto é eficiência na hora de caçar o alimento diário para ela própria e para os seus filhotes.
Se você quer ter a sorte de atrair essa belíssima caçadora para perto de seu caminho, saiba destes detalhes: ela é uma ave grande, de hábitos diurnos, que gosta de ambientes sossegados para dormir e procriar.
As garças brancas costumam viver em grandes bandos, e, apesar de voarem por aí sozinhas durante o dia, sempre voltam para o seu pouso noturno reunidas com as outras garças do seu bando. Elas se alimentam de peixes (os seus preferidos), mas, também devoram rãs, sapos, camundongos, insetos e até cobras e pequenos lagartos. Portanto, elas também ajudam a manter o equilíbrio natural por onde andam, voam, nidificam e vivem em paz.
Um abraço!



