Nos dias Nos dias 05 e 06 de abril de 2023, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa vai apresentar a peça teatral AS TRÊS MULHERES FORTES, escrita por Cely Naomi Uematsu, reabrirá a temporada do KAMISHIBAI – teatro de papel, no palco do frondoso e encantador quintal da Casa Shigeo.
Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Shigeo, um espaço cultural independente com foco nas artes plásticas, cênicas e literárias voltadas para o público infantojuvenil, reiniciará sua temporada de produções teatrais com a técnica KAMISHIBAI – o teatro contado através de pranchas-ilustrações originais, ou seja, com aquarelas sequenciais pintadas pela própria autora.
A proposta é consolidar-se como o primeiro espaço cultural do Vale do Ribeira a dedicar-se à técnica do teatro de papel – KAMISHIBAI, montando, pelo menos, uma produção inédita por ano. A ideia é difundir a técnica – que surgiu no Japão em meados do século XII, quase desapareceu, mas ressurgiu como forma de expressão artística no século passado, entre os anos trinta e quarenta. Depois disso, espalhou-se pelo mundo até chegar aqui, no Brasil.
Inspirada em um lendário conto japonês, AS TRÊS MULHERES FORTES narra as aventuras de um fortíssimo e muito famoso lutador japonês, que, no caminho para participar de um importante campeonato de lutas, se depara com três mulheres muito fortes que vão ensinar a ele os segredos da verdadeira força: a força que brota do interior de cada ser humano.
E quem vai contar essa linda história para o público infantojuvenil? O jovem, belo e talentoso ator José Victor Magalhães. Ele vai encarnar o kamishibaya – o contador de histórias dentro da técnica Kamishibai. Sob a direção de Cely Naomi Uematsu, José Victor Magalhães emprestará ao kamishibaya um pouco do seu próprio e indelével charme, elegância, humor e delicadeza de alma.
Fiquem atentos às publicações aqui no site, Instagram e Facebook da Casa Shigeo, que em breve terão mais notícias detalhadas sobre o espetáculo. Não percam a oportunidade de assistir a mais um espetáculo através da fascinante técnica do teatro de papel.


