Em japonês, kami: papel. Shibai: teatro. Kamishibai: teatro de papel!
No dia 03 de abril de 2022, através do ProAC 32/2021, a curtíssima temporada da peça OS ÓRFÃOS E O FEITICEIRO entrou em cartaz no palco externo da Casa Shigeo.
Trata-se de um espetáculo produzido com a técnica KAMISHIBAI. Ou seja: onde um(a) único(a) ator(atriz)/contador(a) de histórias (o(a) KAMISHIBAYA), alternando pranchas/ilustrações em um pequenino palco de madeira (BUTAI), vai narrando para o público – geralmente, infantojuvenil, todas as cenas do seu roteiro. No caso do espetáculo OS ÓRFÃOS E O FEITICEIRO (assim como acontecia no Japão, nas primeiras apresentações na técnica KAMISHIBAI), as ilustrações são originais (ou seja: não são cópias), produzidas com a técnica da aquarela.
Cely Naomi Uematsu assina a dramaturgia infantojuvenil, inspirada em conto de tradição africana. Também são dela as ilustrações originais que dão vida ao espetáculo que dura, em média, 35 minutos.
Como um presente do ProAC 32/2021, a entrada é gratuita. Então… basta chegar e se encantar! Se você nunca assistiu a um espetáculo KAMISHIBAI… a hora é agora!



