Skip to content Skip to footer

BUTAI

No Kamishibai, o butai é um elemento cenográfico fundamental. Nesse pequenino palco, geralmente construído em madeira, as pranchas de ilustrações são expostas e apresentadas ao público, uma a uma, pelo kamishibaya, o contador de histórias do teatro de papel Kamishibai.

Nas fotografias, mostramos modelos de butai criados por Cely Naomi Uematsu exclusivamente para as produções da Casa Shigeo, para as peças com a técnica do Kamishibai. Os butai foram construídos pelo marceneiro Lauro Noronha. O butai em formato de mochila de madeira foi inspirado nas mochilas que os caminhantes e agricultores japoneses utilizavam há muitos anos atrás. Já o butai em formato de casinha foi inspirado no modelo tradicional dos butai utilizados pela maioria dos kamishibaya em todo o mundo, sejam ou não profissionais. Ele foi apoiado na garupa de uma bicicletinha, porque, na realidade, foi assim que os kamishibaya iniciaram sua linda jornada de contadores de histórias, com o palquinho sobre bicicletas, para facilitar o deslocamento e a venda de docinhos e guloseimas antes e depois dos espetáculos.

A peça AS TRÊS MULHERES FORTES é uma linda oportunidade para que o público infantojuvenil se divirta com a história de um jovem lutador que julgava-se tremendamente forte, mas que teve que resignar-se a esta verdade: perto das três mulheres fortes desta história, ele era apenas e tão somente um homem fraquinho e débil. Mas que teve humildade e sabedoria suficientes para aprender a ser verdadeiramente forte com elas.

A peça foi produzida e será apresentada gratuitamente em duas sessões, graças ao Governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Quando? Nos dias 05/04/2023 e 06/04/2023. O horário ainda será marcado. Aguardem!



Ir ao Topo