Skip to content Skip to footer

O TEATRO DE SOMBRAS E O QUERIDÍSSIMO RETROPROJETOR. QUEM DIRIA? UMA PARCERIA PERFEITA!

Muitos grupos de teatro de sombras mundo afora também se renderam a essa magnífica e bem-sucedida parceria: o velho e quase esquecido retroprojetor, no centro das criações do teatro de sombras.
A novidade nas produções da Casa Shigeo é a utilização da técnica de pintura de vitrais para colorir as pranchas-ilustrações sobre folhas de acetato, pintadas e retroprojetadas como transparências coloridas, na construção de cenários ou personagens de uma dramaturgia para a técnica do teatro de sombras.
A inspiração da artista Cely Naomi Uematsu para a criação de cenários e personagens coloridos pintados à mão, surgiu durante observações de pórticos e vitrais de templos religiosos. A ideia de transportar a maravilhosa luz colorida pelos vitrais multicores para o teatro de sombras foi se concretizando a partir de experiências com muitos suportes e adaptações de técnicas diversas, como a aquarela sobre papel fosco, transformado em translúcido através de cera de abelha, óleos vegetais ou similares, até chegar ao resultado que a Casa Shigeo apresenta pela primeira vez em uma produção completa: a peça infantojuvenil A NOITE, UM GATO.
Em aproximadamente 35 minutos, a peça conta as aventuras de um gato doméstico na ausência de seu cuidador humano. A dramaturgia para a técnica do teatro de sombras passeia por diversos ambientes, sempre pintados manualmente com tintas para vitrais sobre folhas de acetato A3.
A dramaturgia infantojuvenil A NOITE, UM GATO vai estrear em curtíssima temporada gratuita, no atelier multimídia da Casa Shigeo, graças ao ProAC 41/2022, ao Governo do Estado de São Paulo e à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas. Nos dias 16/08/2023 e 17/08/2023, com as artistas de sombra e luz Izabelle Ferreira e Paloma Medeiros.
Aproveitem e divirtam-se!

Ir ao Topo