Construir uma pipa requer alguma experiência com tesouras, papeis, colas e montagens delicadas. Mesmo assim, nós, da Revistinha Brincadeiras de Antigamente, te incentivamos a encarar o desafio, porque, depois de pronta, com certeza você vai se divertir muito!
Mas, lembre-se: não empine a sua pipa em ruas movimentadas, nem em locais onde você corra o perigo de enroscar a linha de sua pipa em fios de alta tensão! Procure algum campinho, um espaço amplo que não ofereça nenhum perigo! E… agora… vamos às instruções!
Materiais para fazer a pipa:
– 3 varetas de bambu (uma maior, e duas menores, do mesmo tamanho).
– Cola.
– 1 carretel de linha 10 (é uma linha resistente, adequada para fazer a pipa, e depois, empiná-la).
– 1 folha de papel de seda.
– 1 sacola de plástico (pode ser aquela comum, de supermercado).
– 1 latinha vazia de refrigerante (para enrolar a linha de sua pipa).
– 1 tesoura.
Etapas da construção da pipa:
Passo 1:
Una as varetas de bambu da forma como estão no desenho inicial: coloque a vareta maior ao centro. Em seguida, amarre uma vareta menor, em cima. Depois, a outra vareta menor, embaixo.
Passo 2:
Passe uma linha, fazendo o percurso de toda a volta desse esqueleto para formar a sua pipa. Essa linha deve ficar bem esticada. E lembre-se: a ponta de cima da vareta maior (a que fica no centro de sua pipa) não deve receber esse contorno de linha. Ela precisa ficar livre. A linha contorna as varetas menores.
Passo 3:
Estique o papel de seda sobre uma mesa, deixando a folha aberta. Passe cola sobre a linha, circundando a estrutura de bambu que você acabou de fazer. E, delicadamente, coloque essa estrutura de bambu (já com a cola na linha) sobre o papel de seda. Aperte um pouquinho, para se certificar de que o papel de seda foi colado em todas as partes da linha.
Passo 4:
Corte o restante da folha de papel de seda com uma tesoura, deixando, no máximo, 1 centímetro de borda.
Passo 5:
Cole essa borda do papel em toda a volta da linha que formou a estrutura de sua pipa. E o corpo da pipa está pronto!
Passo 6:
Na parte de cima de sua pipa, no lado onde você colou o papel de seda, use uma linha para vergar a sua pipa. Ou seja, fazer com que a pipa, na parte de cima, fique levemente arredondada. Faça um nó bem firme na vareta de bambu que ficou na parte de cima de sua pipa. Depois, force um pouco, vergando essa estrutura, um pouquinho, somente para que a pipa fique levemente abaolada em cima. Amarre firmemente do outro lado da vareta.
Passo 7:
No outro lado da pipa, ou seja: no lado onde o papel de seda está bonito, amarre o cabresto da pipa. No bambu do meio, o maior, na parte que ficou sem o papel de seda, amarre um pedaço de linha. Depois, leve esse pedaço de linha até um dos lados da vareta superior. Em seguida, mantendo essa medida em sua mão, amarre a linha até a vareta central, embaixo. Dê um nó bem firme.
Agora, a pipa está pronta! Vamos fazer a rabiola!
Rabiola:
Passo 1:
Dobre uma sacola de supermercado e corte as duas extremidades: em cima e embaixo.
Passo 2:
Em seguida, vá fazendo pequenas tiras de, no máximo, 2 centímetros, com essa sacola de plástico.
Passo 3:
Pegue uma linha comprida e faça laçadas de acordo com o desenho que mostramos abaixo. Depois, prenda em cada laço, a ponta de uma tira da sacola de supermercado que você cortou previamente. Nas primeiras, amarre bem próximas uma da outra. Nas seguintes, amarre as tirinhas de plástico mais espaçadamente, utilizando como medida desse espaçamento, o próprio comprimento de sua tirinha de sacola plástica.
Passo 4:
Amarre a rabiola na vareta central, na parte de baixo de sua pipa. Corte o excedente da linha da rabiola.
Passo 5:
Enrole o restante da linha no seu carretel. Ou seja: na sua latinha de refrigerante vazia. Mas, antes de enrolar tudo, tenha o cuidado de, inicialmente, prender a linha na latinha com um nó. Isso é importante para que a sua pipa não fuja, não escape de suas mãos e saia voando por aí, sozinha.
Passo 6:
Amarre a ponta da linha do carretel no cabresto de sua pipa.
E ela está pronta para ser empinada!
Passo 7:
Vá a um campinho com algum adulto que também goste de soltar pipas. Levante cuidadosamente a sua pipa no ar.
E… ótimos momentos ao vento e ao sol! Ótima brincadeira!




